Canadá

Como dirigir no Canadá

Está pensando em alugar um carro e deseja saber como são as estradas e o trânsito das cidades canadenses? Então, veja como dirigir no Canadá. Confira a nossa matéria sobre como dirigir no Canadá, mas já adiantamos que ter a liberdade de andar nas estradas canadenses é uma experiência única. Portanto, aproveite!

Estrada a caminho de Quebec em Montreal

E depois não deixe de ver a matéria de como economizar muito em sua viagem no Canadá. É a matéria mais acessada do blog e vai te ajudar muito com todo o planejamento da viagem. São várias dicas imperdíveis que vão fazer você economizar MUITO (muito mesmo) e montar toda a sua viagem para o Canadá.

Quais as viagens de carro mais realizadas pelos turistas no Canadá?

Dirigir no Canadá é algo muito comum, ainda mais em suas estradas. Muitas pessoas alugam um carro no país pelo fato das cidades turísticas serem próximas, além das viagens serem lindas. Entre algumas das maiores e mais famosas cidades canadenses, como Toronto, Ottawa, Montreal e Quebec, o percurso é bem curto e as estradas são sensacionais. Para você ter uma ideia da duração das viagens:

  • o trecho Toronto – Ottawa leva 4 horas de carro;
  • o trecho Ottawa – Montreal dura apenas duas horas;
  • o trecho Montreal – Quebec leva aproximadamente 3 horas.

Do outro lado do país, temos duas cidades turísticas muito próximas também e de fácil acesso de carro: Vancouver e Victoria. Se você estiver em Vancouver, dá para acessar Victoria facilmente de carro (percurso que inclui uma balsa), pois a distância entre uma e outra é de 100 quilômetros que podem ser alcançados em aproximadamente 3 horas. Para mais informações, confira nossa matéria de aluguel de carro no Canadá.

Estrada na cidade de Banff no Canadá

Estradas e o cuidado durante o inverno no Canadá

Como são estradas que ligam as cidades que citamos acima, há algumas regras que não dá para descuidar. O Canadá é um país com invernos rigorosos, onde neva bastante. Por isso, é extremamente necessário verificar as condições das estradas antes da partida. Dependendo da situação, se as estradas não estiverem favoráveis de acordo com orientações das autoridades, o jeito é adiar a viagem.

  • Essa época do ano também requer um material diferente para ser levado no carro. Então, verifique com a empresa que você vai alugar o carro se está tudo ok. Este utensílios de inverno, na verdade, é mais para o caso de ocorrer alguma emergência em decorrência das condições climáticas.
  • Caminhões de neve: Se tem um ponto que não estamos acostumados aqui no Brasil é com neve e frio intenso. Portanto, saiba que é bem comum no Canadá que caminhões específicos trabalhem no inverno para retirar a neve das ruas. Então, se encontrar um deles enquanto dirige, a nossa dica é para que não realize uma ultrapassagem. Este ato não é proibido, mas é uma questão de segurança, bem como manter distância dos veículos maiores.  

Direção durante o inverno canadense

Estradas e o cuidado durante o verão no Canadá

No verão, embora menos, também não dá para descuidar. Além das preocupações normais, também é de suma importância prestar atenção nos animais, como ursos e alces, que podem cruzar a pista. Como você não conhece tanto o país, o uso do GPS também torna-se essencial. Você pode alugá-lo junto com o carro, custando em média 10 dólares por dia, comprar um novo nas lojas de eletrônicos ou utilizar o aplicativo do seu celular. Aproveite para saber como funciona o uso de internet no Canadá.

Tranquilidade das estradas no verão canadense

Como funciona a documentação para dirigir no Canadá?

O aluguel de carro no Canadá é super tranquilo e muito comum. Todos esses pontos de atenção devemos ter em qualquer lugar que visitamos, e por lá não é diferente. Além da praticidade de poder visitar várias cidades, outlets, estações de esqui, é super tranquilo, pois você pode dirigir no Canadá com a CNH brasileira. Então, não precisa se preocupar em tirar habilitação ou outros documentos internacionais específicos.

Principais diferenças entre dirigir no Brasil e no Canadá

  • Virar à direita no sinal vermelho: Não ache estranho se em algumas cidades do Canadá você vir os motoristas virando à direita no sinal vermelho. Esta manobra é permita, caso não seja uma via muito movimentada ou o local não tenha pedestres no momento. Vale destacar que na província de Quebec, realizar essa manobra é proibida e gera multa; 
  • Leis e regras de trânsito variam em cada província: Outro ponto importante é que, diferente do Brasil, cada província canadense possui suas próprias leis e regras de trânsito. O ideal é ficar atento e assim que montar o seu roteiro, pesquisar as normas de cada cidade em que dirigirá no país; 
  • Placa STOP: Aqui no Brasil, quando vemos uma placa ou sinalização indicando “PARE”, apenas reduzimos a velocidade. Por outro lado, saiba que no Canadá é bem diferente. Você deve, de fato, parar o carro. Saiba que não seguir a regra pode sim gerar multa, sendo que essa normal é válida em todo país; 
  • Seguro do carro: Quando for alugar o carro, provavelmente lhe ofereceram um seguro básico e este é o mais importante de ter no Canadá. Outro fato diferente do Brasil é que por lá o seguro é obrigatório para qualquer veículo. Carros que não possuem seguro são considerados ilegais no Canadá; 

Placa de sinalização PARE no Canadá

Como funcionam os pedágios no Canadá?

Saiba que a maioria das estradas canadenses possuem pedágio e a cobrança é feita automaticamente. Outro ponto que vale a pena destacar é que o cálculo do valor de pagamento é feito de acordo com a classe e distância percorrida pelo veículo. No caso de carro alugados, pode ficar tranquilo, pois a conta vai diretamente para a empresa e será repassada para você. A sigla do pedágio no Canadá é ETR (xpress Toll Route), portanto sempre que avistar esse nome, já saiba que há um pedágio próximo. 

Placa de sinalização de Pedágio no Canadá

Como funcionam os postos de combustível no Canadá?

A questão de pontos de combustível no Canadá é muito variável, pois há cidades maiores, como Vancouver e Toronto, que você encontra locais para abastecer 24h por dia, bem como nas principais rodovias do país. Por outro lado, cidades menores, destinos mais distantes e em viagens mais longas, indicamos manter o tanque abastecido, e sempre que tiver uma oportunidade abasteça. Como a maioria dos locais não conta com postos de combustível 24h, essa dica é mais para que você não passe perrengue, principalmente à noite.

Modelo de posto de combustível no Canadá

Posso estacionar na rua no Canadá?

Sempre que encontrar placas com um círculo e um “P” no centro, saiba que você pode estacionar. Como a sinalização na maioria das cidades canadenses é muito boa, principalmente as turísticas, você não terá dificuldade em saber onde e quais dias / horários é permitido estacionar na rua em determinado local.

Rua residencial com possibilidade de estacionar no Canadá

Uma dica bem importante e válida é para que nunca estacione nas pontes ou em frente aos hidrantes de qualquer cidade canadense. Outro ponto interessante é que só é permitido deixar o seu carro estacionado na rua por apenas 3h. Caso estacione o veículo torto ou a mais de 30cm da guia da calçada, bem como no Brasil, você também poderá levar uma multa.

Dica para usar seu celular à vontade no Canadá

Poder usar seu celular no Canadá e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 dólares por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Canadá nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Canadá. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como dirigir no Canadá quando estiver lá.

Dica para usar seu celular à vontade no Canadá

Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá

Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Canadá com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.

Dica dos ingressos para passeios e excursões

Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos e excursões no Canadá, e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e de empresas de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Canadá, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também digitando lá em cima o nome dela. Nós compramos tudo lá e os que mais recomendamos são os Passeios de Ônibus Turístico que tem em todas as cidades, a excursão para a Grouse Montain e a famosa Ponte Capilano (esse é em Vancouver) e a Excursão para as Cataratas do Niagara (para quem for para Toronto). Todos os passeios foram ótimos e a estrutura excelente. Para as excursões, eles te buscam no próprio hotel.

Excursão para as Cataratas do Niágara

Veja outras matérias imperdíveis do Canadá:

Como dirigir no Canadá: Dicas de como dirigir seu carro neste país.
Visto para o Canadá: Saiba como retirar o seu visto para entrar neste país.
Como achar ótimos hotéis bem baratos no Canadá: Dicas para garantir a sua hospedagem com ótimo custo-benefício.

Tags:

2 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Eu tenho visto algumas informacoes diveregntes em alguns sites e gostaria de uma confirmacao: realmente nao é necessario tirar a PID (permissao internacional pra dirigir) para poder dirigir no Canadá? Basta a CNH brasileira válida? Obrigado pela atencao.

    1. Olá, Carlos Eduardo! As regras variam de acordo com a província do Canadá, pois cada uma delas possui suas leis e regras de trânsito. Por isso, é importante consultar a legislação vigente no(s) estado(s) onde você irá dirigir. Em algumas regiões, como Ontário, é necessário possuir a CNH brasileira e a PID. O período de validade da PID também varia; em Ontário, por exemplo, o prazo é de três meses, enquanto em Quebec, ele aumenta para seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *