Saiba tudo sobre como tirar o visto para o Canadá. Sem dúvidas, um dos primeiros passos que você precisa dar, antes mesmo de fechar itens como passagem aérea e hospedagem, é garantir a sua entrada no país que deseja visitar. Em 2017, diversas notícias surgiram e algumas normas foram alteradas na emissão do visto para o Canadá. Por este motivo, listamos tudo que você precisa saber sobre tirar o visto para o Canadá.
E, se você estiver planejando viajar para lá não deixe de conferir também as dicas imperdíveis de como economizar muito no Canadá. São dicas muito boas, que valem a pena, e vão fazer você economizar muito em todo o planejamento da viagem e quando estiver lá. Sua viagem ao Canadá vai sair mais barata do que imagina e você poderá aproveitar ainda mais sua viagem. Agora veja tudo sobre como tirar o visto para o Canadá.
Sobre o visto para o Canadá
O primeiro passo no planejamento de qualquer viagem, seja a trabalho, turismo ou estudo, é levantar todas as informações básicas sobre a documentação necessária para entrar em determinado país. Caso você tenha escolhido o Canadá, saiba que uma das primeiras coisas que precisará organizar é a solicitação do visto canadense. O processo para obter este documento depende muito da finalidade da sua viagem, mas, independente do motivo, sempre há algumas etapas que são necessárias cumprir, principalmente nas opções mais procuradas, como turismo, permissão para trabalho e estudo.
Obrigatoriedade do visto para o Canadá
Em 2017, o Canadá alterou algumas regras para a emissão de visto, sendo que entre as principais mudanças está a maior facilidade para entrada de brasileiros neste país. Esta nova lei definiu que pessoas que já possuem o visto americano de não imigrante válido ou quem obteve o visto canadense nos últimos 10 anos, não precisam solicitar um novo visto. Apesar deste documento não ser mais obrigatório nos casos que citamos acima, há sim a necessidade de gerar uma Autorização Eletrônica de Viagem (Electronic Travel Authorization), conhecida como eTA.
Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá
Esta autorização permite que turistas realizem viagens de até 6 meses para o Canadá, sendo válida por até 5 anos e somente para quem entrar neste país por vias aéreas. Outro ponto que vale destacar é que com o eTA é possível, também, fazer escalas no Canadá quando estiver em trânsito para outros países. Para obter esta autorização é necessário preencher um formulário, antes da viagem, e pagar uma taxa de C$7, sendo que o tempo médio da emissão é de 48h.
Emissão da Autorização Eletrônica de Viagem (eTA) para o Canadá
O primeiro passo para solicitar o seu eTA é reunir a documentação necessária, sendo esta o passaporte com validade mínima de 6 meses, cartão de crédito e endereço de e-mail válido. O segundo passo é preencher os formulários, os quais estão disponíveis no site do Governo do Canadá. Saiba que este documento tem um tempo máximo de preenchimento, portanto indicamos que você esteja com toda a documentação em mãos antes de iniciar o processo. O último passo é o pagamento da taxa do eTA, bastando seguir as instruções do site, após o preenchimento do formulário.
Novas regras sobre o visto para o Canadá
Caso você não se enquadre nas leis para obter a sua autorização de entrada no Canadá através do eTA, saiba que deverá solicitar normalmente o seu visto canadense padrão, conhecido como Temporary Resident Visa. Outro ponto de mudança é que o Canadá passou a solicitar os dados biométricos dos brasileiros, sendo estes necessários para fins de turismo estudo, trabalho ou residência permanente. Vale destacar que turistas que entrarem neste país utilizando o eTA não necessitam da biometria.
Biometria e o visto para o Canadá
A biometria é necessária para todas as pessoas entre 14 e 89 anos que solicitarem o visto canadense. Saiba que somente estão dispensadas desta obrigatoriedade: requerentes de asilo e aqueles que possuem algum tipo de visto ou autorização já válidos, uma vez que esta medida é necessária para novos pedidos ou renovações de visto. Saiba que em todo Brasil há os Centro de Solicitação de Vistos (cVAC), onde você irá fornecer os seus dados biométricos para o Canadá.
Visto de Turismo para o Canadá
Apesar deste, como o próprio nome já diz, ser um visto de turismo, saiba que ele pode ser solicitado para trânsito e cursos de idiomas de até 6 meses. O processo de visto para o Canadá requer comparecimento do solicitante no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.
Caso você tenha um patrocinador na sua ida para o Canadá, saiba que terá que obter uma carta de custeio assinada com firma reconhecida em cartório. Outro ponto é para quem possui um trabalho no Brasil, sendo necessário apresentar os holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador. Para quem pretende utilizar este visto para estudar até 6 meses neste país, é preciso anexar a declaração de matrícula da escola canadense e carta de aceitação do curso (LOA) no pedido do visto.
Se for aposentado, anexe os últimos três comprovantes de recebimento do INSS na sua solicitação deste documento canadense. Caso você tenha algum amigo ou parente por lá, saiba que é necessário uma carta convite e comprovação de status do convidador para emitir o visto de turismo para o Canadá. No caso dos menores desacompanhados, é necessária uma autorização de viagem assinada pelos pais com firma reconhecida em cartório e a carta de custódia emitida por um tutor no Canadá, sendo este último documento necessário apenas nos casos de realização de curso neste país. O visto de turismo no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 20 dias, a partir da data da biometria.
Visto de Negócios para o Canadá
O visto de negócios é indicado para pessoas que vão participar de reuniões pontuais, conferencias, visitas técnicas breves, etc. O processo deste visto, bem como o de turismo, pede para que o solicitante compareça no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, cópia do RG, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.
No visto de negócios, em específico, é necessário uma carta emitida pelo empregador solicitando o visto de negócios, além de uma carta convite emitida pela empresa canadense e/ou inscrição em um evento no país. Caso você tenha alguém patrocinando esta viagem para o Canadá, saiba que é necessário uma carta de custeio assinada e com reconhecida firma em cartório.
No caso de empregados, holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador, já para os empregadores, o contrato social e pró-labores (ou decores) dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador são necessários para a emissão deste visto. Outro ponto é quanto aos aposentados, os quais devem apresentar os últimos três comprovantes de recebimento do INSS neste caso. O visto de negócios no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 20 dias, a partir da data da biometria.
Visto de Estudos para o Canadá
O visto para estudantes no Canadá é necessário para aqueles que estudarão por mais de 6 meses, pretendem fazer High School, College ou University neste país. O processo deste visto, bem como o de turismo e negócios, pede para que o solicitante compareça no horário marcado para a coleta biométrica. Os documentos necessários para a emissão deste documento são: passaporte com validade superior a 6 meses da data de viagem, formulário oficial do Governo Canadense, foto 3×4 recente com fundo branco, cópia do RG, certidão de nascimento ou casamento, imposto de renda completo e extrato bancário dos últimos 3 meses.
No visto de estudos, em específico, é necessário uma carta de aceitação do curso (LOA), a qual possui o nome de CAQ para aqueles que pretendem estudar em Quebec. Outro ponto deste visto é o exame médico (Information Sheet), realizado por um médico cadastrado ao consulado canadense. Caso você tenha um patrocinador na sua ida para o Canadá, saiba que terá que obter uma carta de custeio assinada com firma reconhecida em cartório.
Outro ponto é para quem possui um trabalho no Brasil, sendo necessário apresentar os holerites dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador. Já para os empregadores, o contrato social e pró-labores (ou decores) dos últimos 3 meses do solicitante ou patrocinador são necessários para a emissão deste visto. Se for aposentado, anexe os últimos três comprovantes de recebimento do INSS na sua solicitação deste documento canadense.
No caso dos menores desacompanhados, é necessária uma autorização de viagem assinada pelos pais com firma reconhecida em cartório e a carta de custódia emitida por um tutor no Canadá, sendo este último documento necessário apenas nos casos de realização de curso neste país. O visto de estudos no Canadá costuma ter um prazo estimado para emissão de 11 semanas, a partir da data da biometria.
Visto de Trabalho para o Canadá
Conhecido como W-1 (Worker), basicamente, este visto permite que você trabalhe no Canadá. A documentação necessária para emissão deste documento é extremamente variável, sendo esta de acordo com o programa base. Este fato acontece, pois há diferentes motivos que podem levar os intercambistas a trabalharem no Canadá, como o visto de trabalho obtido mediante graduação em uma instituição de ensino elegível, transferência de profissionais entre empresas do mesmo grupo/afiliadas ou trabalho com patrocínio, no qual o empregador precisa comprovar que não há candidatos canadenses que atendam aos requisitos daquela vaga, por exemplo. Assim como a documentação, a validade do visto de trabalho é, também, variável. O tempo médio de emissão desta documentação é de 10 semanas.
Dica para usar seu celular à vontade no Canadá
Poder usar seu celular no Canadá e em qualquer outro lugar do mundo é ótimo, pois ele acaba sendo muito útil. Você pode usar os aplicativos dos pontos turísticos e das cidades, os aplicativos de cupons de desconto, se for alugar um carro você economiza uns 100 dólares por não precisar alugar um GPS pois poderá usar o do celular, pode pesquisar os endereços e horários dos lugares, ver a previsão do tempo para se planejar para os passeios e lógico ficar conectado com todo mundo através de aplicativos e postar suas fotos da viagem ao Canadá nas redes sociais. Se quiser, veja nossas dicas de como usar o celular à vontade no Canadá. É super barato e você vai poder usar seu celular o dia inteiro. E usando a internet do seu celular você poderá pesquisar tudo sobre como tirar o visto para o Canadá quando estiver lá.
Dicas para aproveitar melhor sua viagem ao Canadá
Agora que você já viu tudo sobre como tirar o visto para o Canadá, uma dica legal para quem vai para o Canadá é que como os pontos turísticos, cidades, parques naturais, outlets e todas as atrações ficam bem afastadas, alugar um carro é uma excelente opção. Sem falar que com um carro você pode conhecer outras cidades do Canadá que são próximas, explorar suas estradas que são lindas e as paisagens e lugares naturais pelo caminho que são incríveis. Se quiser, saiba tudo sobre o assunto aqui na matéria de Aluguel de carro no Canadá com dicas incríveis, como conseguir um preço incrível utilizando comparadores de preços excelentes e tudo sobre o assunto.
Não se esqueça do Seguro Viagem para o Canadá
Uma dica importantíssima que reforçamos para todos que estão planejando viajar para fora do Brasil é que não se esqueça que fazer um Seguro Viagem Internacional. Ele é importantíssimo e ninguém deve viajar sem um para evitar problemas no exterior. O que muitas pessoas não sabem é que ele é super barato. Veja nossa matéria de Seguro Viagem para o Canadá com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, quais são os melhores seguros e dicas para fazer um excelente seguro por um preço incrível economizando muito.
Dica dos ingressos para passeios e excursões
Outra dica importante é sobre os ingressos para os passeios e atrações. Comprar antes pela Internet é sempre a melhor opção, pois além dos preços serem sempre menores, você evita as longas filas nas bilheterias, não precisa perder tempo da sua viagem se preocupando com isso e não corre o risco deles terem se esgotado. Nós acabamos comprando todos os passeios e ingressos nesse site aqui de Ingressos e excursões no Canadá, e achamos ótimo. Como eles são o maior site de ingressos e excursões do mundo, já tem todas as opções lá e você já compra tudo em um único lugar, e de empresas de confiança. É legal que já vai abrir na página com todos os passeios e ingressos do Canadá, na ordem dos mais vendidos, que são os mais procurados. Você pode mudar para qualquer outra cidade também digitando lá em cima o nome dela. Nós compramos tudo lá e os que mais recomendamos são os Passeios de Ônibus Turístico que tem em todas as cidades, a excursão para a Grouse Montain e a famosa Ponte Capilano (esse é em Vancouver) e a Excursão para as Cataratas do Niagara (para quem for para Toronto). Todos os passeios foram ótimos e a estrutura excelente. Para as excursões, eles te buscam no próprio hotel.
Veja outras matérias imperdíveis do Canadá:
Como dirigir no Canadá: Dicas de como dirigir seu carro neste país.
Visto para o Canadá: Saiba como retirar o seu visto para entrar neste país.
Como achar ótimos hotéis bem baratos no Canadá: Dicas para garantir a sua hospedagem com ótimo custo-benefício.